Categorias
Post

25 Coisas que aprendi com o RPG

O Johnny do d3 System nos adicionou à esse meme, vejam as regras (e o post dele). De fato, o RPG nos ensina bastante coisas. Seguem as minhas impressões:

  1. A vida imita o RPG;
  2. Não existe esse história de “XP o suficiente”;
  3. A regra de cima vale para tesouros também;
  4. Quando você tem tempo para jogar, não tem dinheiro para os livros. Quando tem dinheiro para os livros, não tem tempo pra jogar;
  5. Nem todo nerd joga RPG, mas jogou RPG, é nerd;
  6. Ficha roubada é mais gostosa;
  7. Mestre que só rola atrás do escudo tem jogadores mal acostumados;
  8. Coca-cola quente e pizza fria são alimentos normais; e passe o cheetos;
    pizzacoke_bl
  9. Existe muita mulher jogando RPG, elas só não jogam com você;
  10. Aprendi paciência, muita paciência;
  11. Sistema de RPG é como time de futebol: a discussão sempre é acalorada;
  12. Os outros personagens sempre tem mais itens mágicos que o meu;
  13. Os meus jogadores nunca tem itens mágicos suficiente (de acordo com eles);
  14. Não adianta gastar três dias fazendo ficha para um jogo de três horas;
  15. Dados com números são melhores que dados com bolinhas;
  16. Não-RPGistas nunca entendem como funciona o dado d4;
  17. Aliás, em geral eles não entendem muito bem o RPG em geral;
  18. Por algum motivo, meu pai ficou fã do carniçal;
  19. Não existem Manuais de Monstros suficientes;
  20. Na dúvida, adicione minions;
  21. No RPG do Star Wars, todo mundo é Jedi;
  22. Quanto mais bolinhas você colocar em antecedentes, mais coisas seu narrador vai tirar de você;
  23. Não dá pra esperar todo mundo chegar pra começar o jogo;
  24. Em jogo de herói, todo mundo quer ser anti-herói;
  25. Ironicamente, eu rolo pouco 20.
    d20

Eu convido o Rey do Ooze, o CF do Covil, e o Jeff “Shin” do Tomo 4e.

Por Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica, 13th Age e atualmente mestro Pathfinder 2E. @dsaraujo no twitter

19 respostas em “25 Coisas que aprendi com o RPG”

ahuahuahuhuauahu

Lembro que passei um bom tempo ensinando a não-jogadores como se vêem os dados em geral, e o mais dificil foi o d4 mesmo… e o "Não dá pra esperar todo mundo chegar pra começar o jogo" é uma verdade universal!

HuahuHAUha!
Uma coisa muito engraçada. Tem um jogador amigo meu (Quatre), que jogou muito em minha mesa. Por mais assustador que isso seja, sempre que eu rolava um dado de ataque contra ele o resultado era 19 ou 20.

Durante uma sessão contamos 3 jogadas que foram numeros diferentes desses contra ele.

Desde então sempre que eu mestro e quero atingir um jogador digo em voz alta, “Eu te ataco Quatre!” mesmo que seja contra outro jogador, e o dado rola 20.

Mais assustador que isso SEMPRE funciona.

Último post de Shin: Adicionando elementos a mesa de RPG

Atualmente eu mestro uma campanha de Star Wars Saga durante o “dark times” (10 anos antes da batalha de Yavin).

A idéia seria fazer um jogo mais de scoundrel, mostrando a escória da galáxia durante o auge do império.

Acabou virando um jogo de jedi refugiados, mostrando a escória da galáxia, durante o auge do império. 🙂

Abraços!

Duas coisas que não dão certo:
Uma campanha de Star Wars sem jedis,sempre tem um cara que vai querer ser uma!
Uma campanha oriental só com samurais,sempre tem quem quer ser ninja

Corrigindo meu último comentário:
um jedi!Não uma jedi,embora possa haver uma jedi,mas dai entra o número 9 da lista!

Os comentários estão desativados.