Categorias
Resenha

Ameaças ao Vale de Nentir

Definitivamente o melhor livro dos monstros da quarta edição do Dungeons & Dragons, o Monster’s Vault: Threats to the Nentir Vale é o que todos os Monsters Manuals deveriam ter sido. E lá vamos nós para algo que não víamos faz tempo no Rolando 20, uma resenha!

Embalado em plástico, o livro tem um formato diferente de tudo que já vimos até agora: é grande, capa mole, não muito grosso (129 páginas) acompanhado por oito folhas de papelão grosso com tokens, similares ao vistos no Monster’s Vault da linha Essentials, tudo isso embalado com uma “capa” de papel cartão. Ele também acompanha um poster map típico da Wizard of the Coast, com um pântano, templo, estrada e cavernas genéricos. 

O livro foca definitivamente nos níveis heróicos e paragon, com os níveis dos oponentes indo até por volta do nível 20, e tem não só monstros: possui grupos, organizações e criaturas com background, ecossistema e descrições para deixar qualquer old-schooler feliz. Não tem tantos stat blocks quando o Monster Manual 3, por exemplo, ficando ali perto de umas 40 entradas distintas, e uns 100 stat blocks.

Se você joga no mundo genérico da quarta edição, descrito ao longo de suplementos e aventuras como a Keep on the Shadowfell (ou a Fortaleza no Pendor das Sombras), o suplemento é perfeito: ele descreve as várias criaturas, facções e grupos do local, incluindo alguns dos dragões mais bacanas que eu já vi. Ele me lembrou os suplementos de criaturas de Ravenloft do AD&D, onde os stat blocks não eram o mais importante.

No entanto, os desenvolvedores não se esqueceram dos stat blocks: eles estão sensacionais, equilibrados e desafiadores. Dá gosto de usar essas criaturas novas e surpreender os jogadores. Mesmo no nível baixo, muitas dessas criaturas são bem perigosas.

Contras

  • Número baixo de criaturas, perto de quarenta entradas;
  • Preço: custa o mesmo de um Monster Manual antigo, com uma relação monstro por dólar menor. 🙂
  • Formato não combina com o resto da coleção;

Prós

  • Monstros com background e histórico, que, claro, você pode ignorar se quiser, mas vale a pena;
  • Muitos (muitos mesmo!) tokens, pelo menos um para cada criatura, mas chegando a até sete para criaturas comuns (como goblins);
  • Vem mais um mapa poster, que são sempre bacanas;

Se cogitarem comprar, aqui está nosso link pra Amazon! 😉 Vocês podem ver como estão as descrições dos monstros nesse preview dos Magos de Saruun (que aparecem na aventura H2).

E rolem 20!

Por Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica, 13th Age e atualmente mestro Pathfinder 2E. @dsaraujo no twitter

9 respostas em “Ameaças ao Vale de Nentir”

Eu curti o material, mas comprei achando que fosse box e que seria no esquema do outro Monster Vault, com cartões dos monstros. Alias, agora fiquei realmente em dúvida: o primeiro MV tinha cards com as fichas dos monstros ou isso foi coisa da minha cabeça?

Em todo caso, vale a pena. Os backgrounds são bem interessantes e dão várias ideias para ganchos de aventura.

Eu gosto dos monster tokens pois é uma forma elegante de representar fielmente os monstros na grid de batalha sem ter que gastar dinheiro com miniaturas. Cada monstro no livro tem seu respectivo token, o que é super show! Outra coisa legal é que os mapas podem ser reutilizados em vários encontros.
Enfim, excelente produto!

Me arrependo por que eu fui para os EUA e tive a caixa em minhas mãos e acabei sem comprar, vacilo.:'(

Realmente um dos méritos dos Essentials foi trazer o fluff de volta e isto repercurtiu positivamente no material lançado posteriormente. Gostaria de ver mais suplementos como este aplicados a outras ambientações e vale dizer que neste livro ainda encontramos informações sobre o Vale.

Olha, tem vários novos goblins, novos orcs, mais dragões, etc, mas todos eles com um sabor (e poderes) bem diferentes. Eu diria que 50-60% não estão no MV.

Olá eu tenho os tokens impressos, deu um trabalho pra colar em um papel mais firme e recortar redondo… Mas eu queria comprar, mais pelos tokens mesmo. O problema foi que na hora de fazer o cadastro na Amazon não sei em que formato colocar o endereço na aba:
"Street address, P.O. box, company name, c/o" Então se alguém puder me ajudar, agradeceria muito =]

Os comentários estão desativados.