Categorias
Resenha

Arsenal do Aventureiro

Olá pessoal,

Hoje gostaria de deixar meus comentários sobre a versão nacional do Adventurer’s Vault, o Arsenal do Aventureiro, que a editora Devir gentilmente enviou pra mim. Resumidamente: é igualzinho sua versão americana, que já resenhei aqui, mas em português. Então os prós e contras que citei lá todos continuam valendo! 🙂

Mas esse livro tem outro pró, que o deixa ainda melhor que o original: ele contém todas as erratas e atualizações do livro até o começo desse ano. Ou seja: itens como a Armadura do Veterano [Veteran’s Armor], armas duplas, o deslocamento do cavalo de montaria e vários outros detalhes já estão corrigidos. Ou seja, uma boa notícia para os jogadores da versão nacional, já que pra quem não lê Inglês fica difícil acompanhar as correções pelo D&D Insider.

A capa está idêntica, e posso colocar esse livro na estante com os demais livros sem que ele se destaque mais ou menos. A única diferença é o logo (pequeno) da Devir na lombada. O verniz e qualidade da capa estão idênticos ao original também. Por dentro, o papel parece ter uma gramatura levemente menor que o original, mas é quase imperceptível. As cores também tem uma leve diferença, mas nada que se perceba, por exemplo, nas ilustrações. Está um trabalho fantástico na minha opinião, parabéns ao Otávio e equipe. Aliás, já tem várias prévias do Livro do Jogador 2 no site do D&D da Devir.

O livro sai por R$ 52,00 na D3Store, o que acho um preço super razoável pela qualidade. Pra vocês terem uma idéia de comparação, não achei nenhum outro livro de capa dura e 100% colorido que tivesse esse preço nem na FNAC nem na Saraiva, só o Guiness, que teve ter uma tiragens de umas duas ordens de grandeza a mais. Se alguém achar, comenta aí.

Só um lembrete: se você é o DM, você não aproveita muito desse livro, ele é feito para os jogadores. Então, DMs do Brasil, se seus jogadores quiserem a pilhagem gorda que sai desse tomo, ponha seus jogadores pra comprar eles mesmo esse livro! 🙂

E rolem 20!

Por Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica, 13th Age e atualmente mestro Pathfinder 2E. @dsaraujo no twitter

16 respostas em “Arsenal do Aventureiro”

Concordo contigo no diz respeito ao preço, qualidade, etc… mas sobre o valor para DM´s, eu discordo. Você mesmo disse na resenha do livro em inglês que as armas davam boas ideias… citando:

"Prós
Muitos itens legais, que já te dão ganchos de histórias nas descrições"

E com isso, eu concordo, e já me utilizei desse tipo de ganchos recentemente, com bons resultados…

Estou brincando no final. Eu sou DM, tenho e uso o livro. O que quis dizer é que esse é um livro que, via de regra, quem tem que comprar são os jogadores, e não deixar tudo na mão (e no bolso) do pobre DM.

Ter os updates é uma vantagem… ou não! A modificação nas armas duplas foi muito sensata, mas as faca entrou fundo demais! B)

Brincadeiras a parte, mesmo jogando com os originais em inglês, esse é um livro que é interessante ter mesmo em portuga. Talvez tenha-se a dificuldade com um ou outro termo, mas como o Rodrigo Big falou, é sempre legal como literatura pra fonte de ideias.

Puppet, talvez por que o lance de lendas para os itens ficou meio que uma mecânica, então, já tem no AV, não precisa repetir no AV2…

(legal perceber também que a abreviatura do nome do livro, ficou igualzinha nas duas linguas! De propósito? :D)

Ia falar uma besteira, mas apaguei… uaheuaheuhaua…

então, Puppet… talvez porque o lance das lendas de itens ficou tipo uma mecânica, então se tem no Av, não precisa repetir no AV2

Ficou um pouco confuso realmente mas, o livro que conta com descrições mais elaboradas dos itens é o AV2.

Provavelmente isso ocorre por causa do dndinsider. Regra por regra você não precisa de livro, então a WotC notou que fazer livros puramente mecânicos (MP, AV, AP) não ia dar em nada e começou a recheá-los com mais fluff.
My recent post Robot Chicken Plays a Little D&D

Fala Anand,
Quando sai o próximo Programa?
Fico na vontade aqui e já ouvi tudo! "Vc é responsável por quem vc cativa"! ehehehhehe

Abraço

Os comentários estão desativados.