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Podcast Rolando 20 – Episódio 105 – Metagaming

Olá Jogadores e DMs! Hoje Daniel Anand e Davi Salles estão de volta para falar sobre Metagaming.

Quais são informações do jogo que são sobre o jogo? O que é conhecimento de personagem e conhecimento do jogador? Venha debater com a gente!

Peço aos ouvintes que curtem o Rolando 20 que compartilhem o nosso retorno nas redes! Vocês também podem nos ajudar comprando Dungeons and Dragons na Amazon ou PDFs na Dungeon Master Guild ou sendo inscrito no nosso canal do YouTube.

Essa semana começamos com dois episódios de uma só vez, e a partir da semana que vem teremos episódios semanais, toda sexta-feira. 

E deixe aí seu comentário! O que é metagaming pra você? Tem alguma história sobre o assunto?

E Rolem 20!

Por Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica, 13th Age e atualmente mestro Pathfinder 2E. @dsaraujo no twitter

11 respostas em “Podcast Rolando 20 – Episódio 105 – Metagaming”

Curti demais o episódio e estou feliz que tenham voltado. Aliás, dei -me conta que eu nunca havia proibido o metagame em combate e acho que isso pode, sim, ser adequado para os primeiros combates do grupo, de forma que mostre como os personagens estão aprendendo a interagir e conhecer suas capacidades.

Um alerta pra vocês: parece que vocês estão meio acanhados e fora de forma no jeito de falar. Empolguem-se, caras! É o Rolando20!

Valeu! Abraço e sucesso!

Esse foi o primeiro episódio que a gente gravou em cinco anos, antes mesmo do 104, e a gente já melhorou no entrosamento nos mais recentes, agradeço bastante o feedback!

Muito obrigado pelo feedback,

Realmente até pensamos em regravar esse, espero que os próximos estejam mais animados, depois você conta o que achou.

Como ja gravamos ate o 110, pode parecer que o feedback de vocês não estão sendo ouvidos, mas estão, apenas vamos conseguir aplicá-los um tanto mais para frente, em episodios que ainda não gravamos.

Tb adorei q vocês voltaram. Gostei da proposta de trazer discussões fora do D&D. Acho q o metagaming, como vocês falaram, só é um problema se o grupo não tá em sincronia ainda.
Tenho curiosidade de jogar RPG de ficção, tipo starfinder, já jogaram? Gostaram?

No passado eu joguei um tanto bom de RPGs do Star Wars, seja da West End ou da Wizards of the Coast. Starfinder está na lista, eu li os livros, mas fico com um pouco de ranço de voltar para um mundo sem três ações à sua escolha. 🙂

Salve!

Esse com certeza é um tema difícil de gerar total concordância, mas vocês levantaram bons pontos. Particularmente, prefiro dosar o metagamming com um período de aprendizado de interação de jogadores-personagens e do grupo como um todo com as regras do sistema e o universo do jogo.

Como sugestão de futuros temas, gostaria de ouvir sobre os sistemas e cenários que nunca jogaram/mestraram e tem vontade de experimentar.

O meta gaming em combate é algo característico do jogo. Uma abstração sempre válida e ajuda muito especialmente em jogos D&D-like.

PS: os episódios novos estão aparecendo no Spotify mas não no Apple Podcast

Mó legal ver o podcast ativo novamente. Continuem!

Muito interessante a relação metagame e game design e o quanto a mecânica proporciona ou limite esse “efeito”.

Sou da opinião que o metagame bem utilizado é o que cria tensão e aumenta o desafio para ambos os jogadores; o exemplo do troll foi ótimo. Enfrentar um desafio que vc conhece e teme é muito mais tenso do que algo qualquer – por mais maneiro que seja – mas não tenha a menor ideia inicial.

Rolem 20! Abs

Bacana ouvir o as opiniões de vocês sobre esse tema!

Eu pessoalmente acho bem estranho a dica de “dê mais opções mecânicas nas interações sociais para deixá-las mais estratégicas”. De certa forma parece que o sistema Burning Wheel tem regras de combate social… o Vampiro V5 também…

Mas eu curto bastante imersão e esquecer que existe ficha e dados…

Mas bacana ouvir a opinião de vocês. Quanto a metagame simplesmente ruim eu posso dar um exemplo do que eu considero simplesmente ruim: uma vez mestrei para um grupo e um jogador fez um personagem combado bem mais poderoso do que os outros. Ele impedia outros jogadores de fazerem interações sociais porque na ficha do personagem dele ele tinha bônus maior. Eu acho simplesmente ruim.

Continuem rolando 20!

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