Nesse episódio, ainda apanhando pacas do Garage Band, nós, Daniel Anand e Davi Salles, resolvemos dar nossos pitacos nos encontros não-combativos mais comuns da 4ª edição: os Skill Challenges. Comentamos sobre a errata, os tipos de desafios, como envolver a mesa toda, e como não deixar aid another atrapalhar os testes, entre outros.
Links:
- Melhorando seus Skill Challenges na Enworld
- Exemplo de folhas de tracking para Skill Challenges
Soundtrack desse episódio:
- City of Sails – Midnight Syndicate, Nosso Tema de Abertura!
- Mission Impossible Theme – U2
- Street Fighter Themes (Ruy) – Capcom
- Vale of Shadws – Jeremy Soule
- The Legend of Zelda – Koji Kondo
- Ogre Battle OST – Maseharu Iwata
- Troubled Times – Midnight Syndicate
- Big Blue – F-Zero OST
- Fable – Robert Miles
- Sonic CD OST
- Lost in Space OST
- Fanfarre – Capcom D&D Shadow Over Mystara, nosso tema de encerramento.
Rolem 20!
Podcast: Play in new window | Download (25.5MB)
Assine: Apple Podcasts | Spotify | RSS
9 respostas em “Podcast Rolando 20 – Episódio 4”
Pessoal, tava ouvindo o podcast, e queria pedir esclarecimento sobre uma parte em especial, quando vcs falam sobre o DC de um teste fácil, que é 5.
Durante o papo, vcs se perguntam se 5 não é fácil demais e tal. Isso me causa muitas dúvidas, pq na minha opinião 5 é simplesmente sem desafio nenhum, a partir do ponto em que todo personagem já vem com algumas skills trained (que já dão 5 pontos de graça)… e aí? Com uma DC 5, o cara não vai errar NUNCA, ou só se tirar 1 (falha crítica) ?
Olá, bem vindo ao Rolando 20! Vamos lá: Primeiro, não existe falha crítica em teste de Skill, rolar 1 pode significar sucesso. Segundo, DC 5 não é desafio nenhum para quem é treinado com a Skill mesmo. Mas pode ser para quem tem +1, +2, que tem uns 20% de chance de dar uma falha no teste.
Se você é treinado em História, por exemplo, vai passar com certeza nos testes fáceis, vai ter uns 15% de chance de falha nos moderados, e vai ter uns 40% de chance de falha nos difíceis. Parece bom pra mim, para um especialista. 🙂
É isso mesmo, uma pessoal que é treinada em athletics vai conseguir pular um buraca do 1,5metro pegando distância (DC 5), então você assume que a pessoa consegue automaticamente.
Da mesma forma você pode comparar com outras coisas fáceis. Um cara treinado em história em Eberron vai ser como aconteceu a última guerra, é algo fácil muitas pessoas que não sabem história conhecem a história da última guerra.
Quando pensar em teste fácil pense que qualquer pessoa treinada pode fazer aquilo sem desafio nenhum.
Valeu, pessoal!
Anand,
Cadê a vinheta do «Rolando20» para meu podcast?
Eu andei ouvindo e acompanhando faz pouco tempo o podcast e até o momento eu não tinha nada a reclamar, mas depois de escutar a musica do missão impossivel em um volume maior do que a voz de voces eu achei um pouco incomodo para prestar atenção nos comentarios.
@Helton Eu ainda estava (e estou) aprendendo as manhas do Garage Band, então às vezes a equalização de volume fica meio ruim, mas estamos tentando melhorar. Obrigado pelo feedback, vou prestar mais atenção ainda no futuro!
Sob o risco de discordar dos especialistas (sem nem ter jogado 4ed), minha opinião: Acho que anunciar os Skill Challenges ou falar as pericias que os personagens podem usar tira um pouco da graça.
Imagino (como jogadora) que o mais legal seria que eu percebesse que estou numa skill challenge pelo desenrolar da situação. Para mim seria muito semelhante ao combate, o mestre não precisa dizer “Agora vamos começar um combate, o adversário é um dragão branco e tais tipos de ataque são os principais para derrotá-lo”.
Por que isso? porque eu acho que anunciar essas coisas mais mecanicas quebra um pouco do clima do jogo. Como jogadora me divirto bastante quando as coisas acontecem e depende um pouco da nossa percepção entender o que está acontecendo.
Nessas horas, acho que o que pode ajudar são dicas do mestre se ele perceber que os jogadores estão completamente perdidos. Tipo, se o ladrão realmente não perceber que pode usar streetwise para descobrir sobre o mistério da adaga, o mestre poderia falar “fulano, olhando as inscrições na adaga você acha que é o tipo de coisa que as pessoas costumam conversar a respeito nas tavernas da ala sul da cidade” ou qualquer coisa do tipo.
Ah sim, eu sou totalmente a favor da regra de o roleplay valer bonus ou penalidades.
Ótimo episódio.
Abraços
Último post de Dani Toste: Boas Ações Valem Livros
Olá ao rolando 20, bem o podcast melhorou bastante desde então, sobre Skill Challenges é muito gratificante realizar e concluir um durante uma partida. Gostaria de saber se por exemplo são 3 falhas seguidas ou se são 3 falhas dos digamos 8 testes para ter falha na skill challenge?
Outra dúvida é sobre a apresentação da Skill Challenge, eu posso fazer de forma oculta e revelar no final digamos… "Vocês acabam de concluir uma skill challenge"? A idéia da música é legal. Vou ver se insiro em uma mesa, apesar que só faço isso quando é no Boss #Kalarel…