Tipos de jogadores, arquétipos, estilos diferentes: como lidar com eles? Essa semana Daniel Anand, Davi Salles, Gustavo Sembiano e Danielle Toste se juntam para tentar explicar as categorias de jogadres, e como mestrar melhor para cada um deles.
Usamos como base esse post de Robin D Laws sobre os tipos de jogadores, que são classificados como:
- O Power Gamer, também conhecido como Overpower, Min-max ou Munchkin;
- O Butt-Kicker, ou o cara que só quer combate;
- O Tático, aquele cara que adorava Birthright, Battlesystem e a quarta edição;
- O Especialista, aquela amiga que sempre joga com o mesmo elfo;
- O Ator, que morre de saudades da época áurea do Vampiro: a máscara;
- O Storyteller, que está aqui pela história, e não para entender essas regras;
- O Casual, que só está lá esperando a namorada terminar de jogar.
Eu comento sobre formulários para pedir começar a campanha e pedir feedback dos meus jogadores, e aqui estão os links:
E se você gosta de Dungeons & Dragons e RPG em geral, não deixe de seguir o Rolando 20 no Google+, no Facebook e no Twitter! Sempre tem novidades, dicas e links por lá! Vocês podem nos ajudar comprando Dungeons and Dragons na Amazon, PDFs na Dungeon Master Guild ou ajudar diretamente e ser nosso patrono!
Também temos nosso canal no YouTube, onde rola conteúdo adicional e complementar, se inscreva! Voltamos em duas semanas com mais um episódio! Assine nosso feed, também estamos no iTunes e na Play Store.
E rolem 20!
Podcast: Play in new window | Download (35.5MB)
Assine: Apple Podcasts | Spotify | RSS
9 respostas em “Podcast Rolando 20 – Episódio 73 – Tipos de Jogadores”
Eu nunca joguei como um player, mas eu me vejo como um mix do Butt-Kicker com o Especialista e um pouco do Power Gamer (eu não rolo ability scores nem hp). O personagem que algum dia eu espero jogar como player é o Dragonborn Dragon Sorcerer! Explodir as coisas, mandar Breath Weapon e voar!
Sensacional!
Estou muito feliz com a volta do Rolando 20. Durante quase 10 anos fiquei sem grupo de RPG, e enquanto colecionava livros e jogos sem ter com quem jogar, supria a carência ouvindo podcasts de RPG. Entre eles, o Rolando 20 sempre foi um dos favoritos.
Mesmo tendo saltado a 4ª Edição do D&D, curti muito todos os episódios. Nessa história teve até plot twist, quando fiquei chocado com a revelação de que o Daniel Anand era irmão do Davi Salles!
A adição do Sembiano foi uma grata surpresa. Também o acompanhei no RPGArautos.
Lembro que na saudosa revista Dragão Brasil também vi fichas com esteriótipos de mestres e jogadores. Lá, a formatação de texto e disposição dos dados era igual a dos monstros do AD&D. Recordo que a publicação abordava também categorizações de estilo de mestrar e jogar. Inclusive tenho lembranças vagas de uma diferenciação mais específica entre o storyteller e o historiador: enquanto aquele se preocuparia mais com a trajetória dos personagens, este possuiria conhecimento enciclopédico acerca da história e mitologia dos cenários.
Por fim, fico satisfeito em contar que vivo dias mais felizes: pude voltar à cidade em que cresci, e jogo RPG com o mesmo grupo da minha infância e adolescência.
Um abraço, muito sucesso e continuem rolando 20!
Oi Alexandre, agradeço a lembrança e audiência.
Posso dizer que também vivo dias melhores também, além de voltar a gravar, eu também estou na ativa como mestre rolando uma campanha D&D 5th.
Abraços,
Olá DMs, este cast veio bem a calhar em um projeto que estou tocando, eu teria de partir e pesquisar sobre alguns tipos de players para colocar no meu gameplay e acho que isso aqui deve me poupar bastante trabalho kkkk SQN.
Massa o tema.
Não muito tempo atrás (e numa galáxia não tão distante), a galera do Holocast, um podcast brasileiro de Star Wars que comenta bastante sobre RPG, também fez um programa com um tema semelhante — embora mais ácido. Vale à pena conferir:
http://holocast.terceiraterra.com/2016/05/13/holocast-59-peace-is-a-lie-jogadores-escrotos/
Olá!!
Primeiramente quero agradecer por retomar o Rolando 20!! Que seja crítico enquanto durar!!
Não consegui visualizar os formulários do link. Apenas a introdução.
Abraço
Pessoal, dá uma conferida no “Formulário para começar a campanha” pq não gdá pra ver as perguntas, só a introdução – antes do submit – e a finalização, agradecendo a participação.
Valeu, acho que arrumei agora!
[…] gosto muito de feedback. Como falei no episódio de tipos de jogadores, eu mandava formulários de satisfação no final de cada sessão na minha primeira campanha de […]