Essa semana Daniel Anand e Davi Salles compartilham todas as suas dicas de como se preparar para o seu jogo, seja com cinco minutos ou com várias horas a seu dispor.
E se você gosta de Dungeons & Dragons e RPG em geral, não deixe de seguir o Rolando 20 no Facebook e no Twitter! Sempre tem novidades, dicas e links por lá! Vocês podem nos ajudar comprando Dungeons and Dragons na Amazon, PDFs na Dungeon Master Guildou ajudar diretamente e ser nosso patrono!
Também temos nosso canal no YouTube, onde rola conteúdo adicional e complementar, se inscreva! Voltamos em duas semanas com mais um episódio! Assine nosso feed, também estamos no iTunes e na Play Store.
Não esqueça de deixar o seu comentário! Como você se prepara?
Podcast: Play in new window | Download (31.6MB)
Assine: Apple Podcasts | Spotify | RSS
6 respostas em “Podcast Rolando 20 – Episódio 93 – Preparação do DM”
Davizêra está narrando The One Ring para nós no Fantasy Grounds e até música ele compôs. Êta narrador preparado!!
Não falou do mapinha que eu fiz no Campaign Cartographer! Das efeitos sonoros (nada como uivos de Wargs para colocar seus jogadores na ponta da cadeira)! Bom demais preparar aventuras.
Estava ouvindo esse podcast agora a tarde, e nele vocês comentam sobre umas materias que fizeram para o site, com exemplos de decks e coisas assim. Vim procurar aqui na postagem achando que ia estar nas show notes mas não tem nada. Isso seria algo interessante de se fazer, embora eu saiba que dá um puta trabalho.
Outra coisa, vocês gravam ao vivo no youtube? Tem alguma agenda ou coisa assim?
Gravamos sim, normalmente de sexta-feiras as 20:30 no canal Rolando 20 do YouTube.
Vou compartilhar com vocês uma joia rara. Davi, especialmente tu que falou muito de usar música, checa isso: https://www.reddit.com/r/DnD/comments/595zc6/my_curated_spotify_playlists_i_use_for_dd/%26amp;sa%3DD%26amp;ust%3D1498681507497000%26amp;usg%3DAFQjCNFPtjV6gXK7HPnOKJGDclfpdkLEWg&sa=D&ust=1498681507585000&usg=AFQjCNGkVmKeoi7is-AdExAgySAxQiQOhg
Maratona de Rolando20 hehe
Então, meu método de preparar aventuras consiste no seguinte: pego um papel/GDocs e resumo (em bullet points msm) da situação do cenário e dos jogadores. Daí imagino o que na conjuntura do cenário afeta os jogadores, tentando ligar com elementos do histórico deles. Em geral, divido esse processo em vários dias (uns 15~20 min/dia). Para mim, ajuda a maturar as ideias e desenvolvê-las melhor do que dedicar 2 horas de uma única vez para isso. É legal também que a mente sempre fica estimulada, e a imaginação mais solta.
Dali eu imagino cenas/encontros. Mas não do zero, em geral me baseio em algo (aventura pronta, por exemplo). Aliás, sou total adepto do reskinning. Por isso valorizo muito livros como o Dungeon Delve do DnD 4e (além de programas de encounter-building na internet). Só faço o setup mecânico adequado pro que estou imaginando e dali vou adaptando as minhas necessidades. Por isso meu conselho: jogadores, presenteiem seus DMs com livros do tipo. Volo’s Guide é uma boa e sempre rola promoção na Amazon dele.
Por fim, vou seguindo o que rolar na mesa. Eu deixo bastante margem para a história caminhar segundo as decisões dos jogadores. Nesse quesito, aprendi bastante com o Dungeon World (que recomendo a leitura, aliás). Inclusive, a noção de “frentes de aventura/campanha” desse sistema é uma boa para se orientar na condução da narrativa. Sempre que possível uso.
Em resumo (tl;dr): basicamente, minha preparação é mais aberta, por tópicos/temas/cenas/encontros, com apoio mecânico do que já foi produzido para o nível de desafio que imagino (adequando aí as questões cosméticas de monstros/NPCs) mais uma pitada de improviso para deixar coisas mais soltas.
Como resultado sempre tenho a sensação que a história está viva, seguindo por si própria (jogadores). O que, na minha visão, é muito positivo.