Categorias
Post

Feliz dia do Mestre!

Gary Gygax, pai do RPG!Existe um movimento lá na gringa de oficializar entre os RPGistas o dia 4 de Março como o GM’s Day, o dia do Mestre/DM/Narrador. Claro que o grande objetivo é comercial, mas até aí, dia dos pais, das crianças, dos namorados e etc. todos são também certo? O que não signifique que você não pode aproveitar um dia do ano para lembrar de quem está sempre pronto para esfolar seu personagem favorito, nem que seja com um bolo de chocolate em forma de d20!

O que fazer nesse dia? A melhor coisa é dar um presente para seu querido DM. Se fizer direito, dá até pra ganhar uns pontos de experiência extra! Brincadeiras à parte, o melhor presente seria, claro, um livro ou suplemento, se você puder. Mas mesmo que a grana esteja curta, existem outras opções.

Você pode, por exemplo, finalmente entregar aquele background do seu PdJ/Ordem/Classe. Ou, se você tem dons artísticos, faça um desenho bacana do grupo, ou mesmo daquele NPC que ele adora. Ou mesmo crie um blog ou página na Internet para descrever a campanha que ele faz questão de preparar toda semana, tenho certeza que ele vai ser um mestre mais feliz, e (quem sabe) pode até colocar um Beholder a menos na próxima sala da dungeon.

A ENWorld listou as empresas que estão fazendo promoções nesse dia do mestre. Apesar do dólar estar indo para, como diria o Super-homem das antigas, para o alto e avante, de repende você pode quebrar o porquinho e surpreender. Também listei outras opções diversas.

Mais alguma sugestão?

    Por Daniel Anand

    Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica, 13th Age e atualmente mestro Pathfinder 2E. @dsaraujo no twitter

    42 respostas em “Feliz dia do Mestre!”

    Queria ganhar um tabuleiro novo, com papel contact pra gente poder escrever em cima dele. Dungeon Tiles tão por fora. 🙂

    uma outra ideia é, se tu tem uma mesa com tampo de vidro, colar com durex por baixo e usar a caneta de quadro branco…
    eu imprimi umas 10 paginas e uso assim. ^^

    Embora não tenha ganho nenhuma herança, comprei o Open Grave e o Draconomicon, que devem chegar até abril (haja paciência) e o Player's Handbook 2 que chegará alguns dias depois.

    Se o dólar diminuir vai ser realmente um grande presente do dia do mestre (antes tarde do que nunca).

    Putz, se eu ganhasse algum dado, já estaria de bom tamanho.

    Dia do mestre, se eu disser isso para certos amigos meus, vão achar que eu to me achando o superior. XD

    Olá!
    Fui Mestre a vida toda e NUNCA ganhei de ninguém um livro de RPG que fosse (o máximo que ganhei foi um mangá e um Escudo do Mestre de Tormenta do Hanói, versão do 3D&T de capa vermelha ainda, que eu nunca narrei – e nem pretendo). Adoro presentear as pessoas, mas difícilmente recebo… Triste, não? XD

    Até and Bye…

    Cara, eu gostei da opção criativa: fazer um desenho, um background ou post. Mas quanto a diminuir monstros na aventura em agradecimento, acho que não seria um prêmio. Jogador que mais é XP!

    Isso é verdade… Se o jogador pára pra transformar num romance tudo que tá acontecendo no jogo, é pq tá gostando da história!

    Me contento com backgrounds que façam sentido e que os nomes dos PCs não sejam tirados de O Senhor dos Anéis.

    Nada mais quero dos jogadores.

    É uma data de morte. Aniversário para mim sempore teve uma conotação de comemoração. Não me passa pela cabeça comemorar o dia que um dos criadores do jogo que eu mais gosto no mundo ter falecido/transcendido/seja lá como vocês chamem. Se é uma data, a data da primeira publicação do D&D ou do aniversário de nascimento do cara. De morte, já basta a vida.

    Então, mas o GM's day já era 4 de Março antes do Gary morrer bem nesse dia já fazia uns três anos. A gente só lembra as duas coisas juntas. E ninguém está celebrando a morte do cara, e sim lembrando com honrarias as contribuições dele, uai.

    verdade… mas, esse lance de comemorar a data de morte é mais antigo do que comemorar o nascimento. pra falar a verdade, comemoração de aniversário é até bem recente, a cento e poucos anos atraz, haviam menos de 1% de registros dos nascimentos. e quando começou-se a comemorar aniversários, era comemorada a data que se era batizado na igreja católica.
    no periodo medieval, até onde eu tenho conhecimento, não haviam qualquer tipo de comemoração por nascimentos, mas mortes eram lembradas e comemoradas.
    olimpíadas e jogos eram homenagens comuns na grecia antiga. ^^

    eu também não concordo em usar um dia específico para presentear uma outra pessoa, seja natal, aniversário ou dia das crianças (que, acredito, todos aqui ainda mantem bem vivas no nosso amago), prefiro presentear alguem quando me dá vontade.

    apropósito… parabéns a todos ai.

    Verdade, ao precisamos de datas ou fotos para relembrar. Mas elas ajudam. Mesmo o dia das mães sendo uma data puramente comercial, é legal ver várias famílias fazendo um esforço maior para se reunirem

    Da mesma forma, as homenagens são formas de relembrar fatos e pessoas do passado, mas mais do que isso, passar para as próximas gerações.

    E sendo assim, uma grande dia do mestre / narrador / juíz para todos!

    realmente isso é verdade? Já existia o Dai do mestre e Gary morreu no mesmo ia? Isso é pra lá de conincidencia, dá pano até para teóricos da conspiração.

    Falando sério agora, feliz dia dos mestre para todos.
    Como mestre vou pedir aos jogadores comparecerem na proxima sessão 🙂

    Eu gosto de lembrar do cara, pela morte ou pela vida, desde que eu me lembre dele.

    Já dei uns 3 livros para meu primeiro GM, mas não sabia sobre a data até o ano passado. Sempre o presenteio no seu aniversário.
    Parabéns à todos os mestres de RPG… Vocês [nós] merecem [os]…

    Vc não pode levar a wikipedia a sério, né?
    Eu prefiro o dia de São Jorge porque ele tem tudoa ver com RPG: São jorge é um cavaleiro (evolução do guerreiro), que matou o dragão (sonho de 9 entre 10 grupos de D&D) e que tem a sua existência questionada (ou seja, ele não existiu). Quer coisa melhor para significar o rpg?

    eu só dei um exemplo, mas se tu pesquisar em qualquer lugar, verá que o dia dedicado ao santo (23 de abril) é o dia de seu martírio (o Imperador Deocleciano mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303 dc).
    eu não tenho nada contra são jorge, ao contrario, até mesmo porque ele já é o santo padroeiro dos jogadores de rpg.
    sei que tem toda a conotação e tal… poderia-se comemorar o dia do rpg no dia dele até… não me oporia a isso.
    o que está sendo questionado é o "dia do mestre", e mesmo sendo coincidental (assim como tolkien morreu em 1973, vide quantidade de aneis), eu vejo como um tributuo ao maior mestre de todo o que conhecemos hoje por rpg.

    respeito a tua opinião, mas ainda quero te mostrar que tu está trocando seis por meia duzia. ^_^

    bem… aceito que as atribuições de matar o dragão seja algo fantastico e fantasioso, mas há registros históricos da vida de jorge de anicii, de seus feitos (e lendas) e os restos mortais dele estão até hoje na igreja de são jorge, em lídia, israel.
    realmente eu acho que a luta dele contra o dragão é uma metáfora (cliche biblico/medieval) para elevar seu valor perante pessoas comuns. enfrentar um dragão não é menos engrandecedor do que enfrentar um monarca querendo destruir tudo o que você acredita, mas é bem mais sobre-humano e heroico, no ponto de vista medieval…

    independente de acreditar na existencia ou não dele, novamente, respeito tua opinião e encerro aqui minha participação nesta discução.

    que paladine ilunine teus caminhos e kiri-jolith fortaleça teus braços para nada se oponha a ti.

    É isso aí, parabéns atrasado a todos os mestres (e me incluo na catiguria)!
    Quanto a ganhar presente, pode deixar que vou cobrar atraso dos jogadores (e aí deles se não vier nada… a Hidra vai comer solta!!!).

    Os comentários estão desativados.