E consegui comprar meu exemplar do primeiro lançamento de D&D 4a edição em Português no sábado, num quiosque da Terra Média, aqui em Campinas. Eu já fiz uma resenha da aventura em Inglês, então não vou comentar muito a respeito da aventura em si, vou focar nas mudanças, no formato e na tradução.
A primeira e grande diferença é a capa. A capa da versão brasileira é apenas uma capa e contra-capa de cartão, mas com efeito plastificado melhor que a versão americana, na minha opinião. Por outro lado, a versão americana é um envelope, e você pode guardar melhor os livretos e os pôsters. Na versão nacional, é melhor você arrumar alguma coisa pra guardar tudo, como uma pasta, caso não guarde ele entre os livros da estante.
Em termos de layout, diagramação, cores e fontes os livros estão idênticos. Excelente trabalho mesmo aqui. Em relação aos pôsters mapa, a gramatura do papel da versão nacional parece um pouco maior, o que deve dar mais durabilidade. Os livretos parecem ser iguais.
A tradução e conversão para o português ficou muito bacana. Claro, vou precisar me acostumar com os termos, mas só o guia rápido já é uma excelente referência para deixar os posts aqui do Rolando 20 o mais traduzidos possíveis. Ainda não li o livro inteiro, mas tem umas coisinhas aqui e ali. Por exemplo, na página 3: “Um sacerdote de Orcus, chamada Kalarel…” ou alguns degradês de fundo das tabelas que não funcionou direito, ficando branco de repente (pág. 15, por exemplo).
Ah! E outra coisa: a versão nacional já vem com errata. Na página 78, por exemplo, do livro original, o AC do Kalarel fazia referência a um poder inexistente, a versão da Devir corrige esse erro. Em termos de conteúdo, está 100% igual ao original, então jogadores do Brasil, preparem-se para alguns TPK (ou deveria dizer MTG, morte total do grupo) ao encontrarem Dente-de-Ferro, se não estiverem preparados.
Com a Fortaleza no Pendor das Sombras, você já tem tudo para começar a jogar, tirando dados e alguns marcadores. Ele tem fichas prontas de personagens, com algumas restrições: o meio-elfo não tem seu poder de outra classe, nem o mago tem rituais, por exemplo, mas isso se manteve da versão original, e acontece mais por uma questão de simplificação e espaço.
Resumo da ópera: acho que a quarta edição chegou ao Brasil em grande estilo. Com preço razoável (paguei R$ 43,00), e qualidade que não deixa nada a desejar à versão gringa. Peguem seus d20, e preparem-se para rolar muitos críticos!
29 respostas em “Fortaleza no Pendor das Sombras”
ohhhhhhhh felicidade hein anand !!!
Já que você disse que não perde em nada para a versão americanation, isso só prova então da otima qualidade vai ser o D&D no Brasil, em termos de tradução e qualidade gráfica e estética.
Isso é bom, sinal que realmente a galera da devir está mesmo se empenhando para fazer um bom serviço.
Obrigado pela foto. Agora eu sei que esta aventura existe mesmo.
Último post de valberto: Sistema de Magias 2: simplificado
Finalmente chegou algo… Eu que me seguro pra comprar o material d 4ed em portugês vou poder matar a curiosidade pelo menos com uma aventura.
Eu e meus jogadores nos divertiremos muito.
>:)
Olá Anand,
É sempre bom ver vocês satisfeitos com o nosso trabalho. Bom divertimento e aguarde novidades sobre os web enhancements da Fortaleza! 😀
Último post de Cobbi: DZSYSTEM – Cobbi encontrado
kra que sorte…estive em sampa está semana e liguei três (terça, quarta e quinta…)vezes para a devir loja, o tiozinho nem sabia que a aventura tinha sido traduzida…ptz, vou ter que esperar chegar no rio…ou comprar pela net…
Último post de arthimes: O Ser do Meio…
Nos vemos na Campus Party!
Último post de Carol: Jogatina na Campus Party 2009
Opa Opa!
Mas que coisa ruim… moro MUITO longe de uma capital, irei esperar até chegar os livros aqui, espero que não demore muito.
Por mais engraçado que isso venha a parecer, eu ainda não joguei nem mestrei essa aventura (mesmo com conhecidos que possuem ela em inglês), então irei comprar e fazer bom proveito dela!
Abraços!
Último post de Shin: Marcação Cerrada
Opa! Estarei comprando o meu no final do mês…
Chegou também na Moonshadows, e lá está por menos de quarenta reais!
Comprei a minha hj, me surpreendi por ter chegado tão rápido aqui em Santos (SP). Vou usá-la para conhecer um pouquinho da 4E…
Último post de Wagner Araújo: [Editorial] Preparando o bolo
Grande Anand, legal em ver comentários de quem tem a aventura em mãos. Pelo visto o trabalho nacional, com os devidos escorregões de naturais todo trabalho (até de originais), ficou exemplar!
Mas não a comprarei nesse momento. Já tenho a original, que mal usei!
Último post de Woodstock: The Gneech, o autor de Sword and Sorcery Saga
Na Moonshadows está mais barato que o preço de tabela, mas na devir.net eles não cobram o frente pra essa aventura. Qual compensa mais, vai depender do volume das suas compras.
E está perdoado pelo meu comentário no podcast 😀
Último post de Nibelung: Enquete: Prosseguir com as traduções ou não?
[…] das Sombras lançada pela Devir semana passada. O Anand do Rolando 20 já catou o livro e fez uma mini resenha sobre as diferenças entre a versão nacional e a importada – e parece que a da Devir realmente não deixa a desejar em termos de qualidade. Aliás para quem […]
Eu só não vou comprá-la porque a aventura em si não me agradou. Porém um de meus jogadores vai comrpar pra mestrar pra namorada, certeza.
Parabens á Devir que tratou o D&D com o cuidado que ele merece!
Último post de Rey Ooze: 20 anos de Sandman.
a devir mandou muito bem, realmente!!! é uma pena q não tenha o livro mais no devir.net 🙁 vou ter q esperar chegar em alguns lugares mais específicos, a moonshadows compensa totalmente o valor mais barato pelo frete.
Último post de PuTaH_cLuBbEr_MoR: 2009 – O Espetacular Homem-Aranha – Segunda Temporada
Não vi essa aventura ainda, mas ela teria alguma conexão com Ravenloft?
<abbr>Último post de Franciolli Araújo: Quinta Lúdica 15/01/2009</abbr>
[…] conseguir ver as novidades, conversar e encontrar outros blogueiros, e com sorte até mestrar a Fortaleza no Pendor das Sombras! Além disso, espero conseguir gravar um podcast direto do evento. Vocês podem acompanhar as […]
Comprei a minha na Devir com frete grátis, muito bom! Foi embarcada ontem e assim que chegar vou resenhar a danada. Mas de cara parece que o trabalho da Devir tá ficando excelente. =)
Último post de Daniel R: Resenha: Paranóia
brabo é que tudo chega atrasado aqui (RS) ._.
ainda preciso me atualizar com os novos termos até para o blog, alguém tem alguma lista ou algo do tipo com alguns dos novos termos?
e pelo jeito a Devir está fazendo um excelente trabalho, coisa que eu sempre tive certeza que faria =D
Último post de Jean da Silva: Atos de Classe – Mago
[…] envolvendo a aventura em si, o resumo de regras com os personagens prontos e os mapas. Segundo o Anand do Rolando 20, na original é um envelope ao invés de uma pasta-capa, logo vai ser um incômodo guardar e, […]
Sabem me dizer como ficou a tradução de Warlord? Senhor da Guerra é horrível que dói.
[…] vista, contam mais do que a própria aventura. Na minha versão adaptada para Forgotten da aventura A Fortaleza do Pendor das Sombras, que pode ser lida nesse link, teve várias cenas que surgiram do momento da sessão. Uma delas foi […]
[…] para ele mestrar a Fortaleza no Pendor das Sombras e dê a aventura de presente! Está R$ 40,00 na […]
Shadowfell no FG2!!!
Pessoal, consegui criar um módulo para a aventura Keep on the Shadowfell (traduzida – usando o glossário oficial da DEVIR – e adaptado para Forgotten Realms – usando artigo da Dragon Magazine) para o FG2. Está usando o meu próprio ruleset, mas como ele é adaptado/traduzido do Four Ugly Monsters, tenho certeza que deve funcionar com a última versão do 4E_JPG (com uma pequena adaptaçãozinha mágica – xá comigo).
Quem estiver interessado, é só entrar em contato!
Meu grupo começou a jogar a aventura na semana passada, e a batalha no Covil dos Kobolds foi memorável!!!
Realmente uma aventura muito legal!
Aliás, tem alguma discussão sobre FG neste forum?
Lucas.. gostaria de receber o modulo para FG…
abraços
vitorluciocoelho@gmail.com
[…] envolvendo a aventura em si, o resumo de regras com os personagens prontos e os mapas. Segundo o Anand do Rolando 20, na original é um envelope ao invés de uma pasta-capa, logo vai ser um incômodo guardar e, […]
Sei que é um post ANTIGO! Mas comecei AGORA com o D&D4e comprando a fortaleza no pendor das sombras, porém já habvia lido a aventura disponibilizada gratuitamente pelo site da wizards.
e quando vc diz: "Em termos de conteúdo, está 100% igual ao original," eu devo comentar um detalhe No encontro A4 Local de sepultamento (burial site no original há uma discrepância). No original (do site) vc enfrentes guard drakes, Humanos plebeus, Agrid e a APARIÇAO SPECTRAL DE KALAREL. Na aventura nacional essa aparição foi subtituida por um Fundeiro halfling ( o encontro caiu de nivel 2 pra 1 com os XPs e tudo o mais)
A questão aqui não é RECLAMAR, mas pedir uma orientação de COMO seria melhor desenvolver esse encontro da maneira com o Fundeiro Hafling (nivel1) ou o kalarel' Spectral Aparittion que parece dar um drama com mais sentido na aventura ??
estava pesado demais ?
[…] envolvendo a aventura em si, o resumo de regras com os personagens prontos e os mapas. Segundo o Anand do Rolando 20, na original é um envelope ao invés de uma pasta-capa, logo vai ser um incômodo guardar e, […]
[…] envolvendo a aventura em si, o resumo de regras com os personagens prontos e os mapas. Segundo o Anand do Rolando 20, na original é um envelope ao invés de uma pasta-capa, logo vai ser um incômodo guardar e, […]