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O Círculo

Usei esse encontro na sessão de domingo das 13 Tribos de Xen’drik (reporte amanhã!), e achei tão legal que resolvi compartilhar com vocês, e queria ler o que vocês acham.

Ao adentrar na tribo dos homens-lagarto, vocês são desafiados para um combate até a morte com o chefe da tribo. Pela tradição da tribo, o líder do grupo de vocês pode trazer aliados, mas o chefe colocará um soldado para cada um dos aliados. A luta é feita até a morte, e só dentro do círculo.

O círculo é desenhado com uma espécie de tinta no centro da tribo dos homens-lagarto, com 10 quadrados (ou 15 metros) de diâmetro. Quem sair do círculo antes da vitória, será alvejado até a morte pelos lanceiros da cidade. No início da luta, cada lado deve iniciar a luta pisando na linha do círculo, e será considerado fora do círculo se estiver totalmente fora depois que o combate começar.

lizards

Encontro de Nível 4 (900XP)

  • 1 chefe, blackscale bruiser (Bruto de Nível 6), MM pág. 179
  • 2 greenscale hunters (Escaramuçadores de Nível 4), MM pág. 178
  • 2 greenscale darter (Espreitadores de Nível 5), MM pág. 178

Táticas

O chefe começa cercado por seus aliados, e irá tentar usar sua greatclub para empurrar os PCs para fora do círculo. Ele também pode usar seu bônus de +9 no teste de força para empurrar alguém com Bull’s Rush, se perceber que o alvo deve ter uma baixa fortitude. Os darters tentam ficar sempre à distância, mas evitando ficar muito próximos da linha do círculo, mirando em alvos com força alta com seus dardos envenenados. Os hunters usam seu sidestep attack para flanquear e proteger o chefe e os darters. Todos lutam até a morte.

Usando esse encontro

Eu gostei desse encontro porque algo tão simples como uma área restrita do combate pode dar todo um gosto novo para uma luta. O medo de ser empurrado para fora do círculo era visível no grupo, e apesar do grupo poder vencer o chefe na bordoada tradicional, eles curtiram a idéia de empurrá-lo para fora com Bull’s Rush. E olha que o chefe é Large! 🙂

Essa mesma idéia pode ser adaptada para outros oponentes, e ser, por exemplo, uma arena no meio da cidade, ou um duelo de magia com um campo de desintegração, em níveis épicos.

O que acham?

Por Daniel Anand

Daniel Anand, engenheiro, pai de gêmeas e velho da Internet. Seu primeiro de RPG foi o GURPS Módulo Básico, 3a edição, 1994. De lá para cá, jogou e mestrou um pouco de tudo, incluindo AD&D, Star Wars d6, Call of Chuthulu, Vampire, GURPS, Werewolf, DC Comics (MEGS), D&D 3-4-5e, d20 Modern, Star Wars d20, Marvel Superheroes, Dragonlance SAGA, Startrek, Alternity, Dread, Ars Magica, 13th Age e atualmente mestro Pathfinder 2E. @dsaraujo no twitter

21 respostas em “O Círculo”

Uia, muito legal esse encontro! Consigo enxergar inúmeras variantes desse tipo de cenário, como uma luta em uma ponte de cordas estreita, ou em uma jangada mágica em meio a um lago de chamas!

Cara, na hora me veio o cenário engaiolado do Balrog/Vega no Street Fighter e a Cúpula do Trovão do Mad Max 3. É um excelente cenário para ficar na reserva dentro da pasta de RPG, para quando um número insuficiente de jogadores aparecer, ou o DM simplesmente não estiver a fim de mestrar nada naquele dia. Adorei!

Tudo o que se precisa para melhorar um combate é apimentá-lo um pouco. Excelente a idéia do círculo, gostei mesmo (anotação mental para o repertódio DMístico)… 😉

Podem anotar: "Irei matar jogadores com esse tipo de encontro". Eu geralmente tenho uma sorte muito grande para dados, e mutias vezes temos um bom 20 em minhas mãos!

Ei, realmente ficou bem legal Anand :). Eu pessoalmente adoro colocar meus jogadores em "arena settings", minhas campanhas tem sempre uma ao menos ^^. Me lembro de uma sessão de Star Wars em que os jogadores foram jogadas numa arena temática e poxa… Akilo foi mto legal! ^^

Cara, se tem uma coisa que me amarro na quarta edição, é a quantidade de buracos que você pode empurrar ou ser empurrado que aparecem nas aventuras oficiais !

No último jogo que participei (que infelizmente tem quase dois meses), tentei finalizar um orc bruto dando um bull´s rush precipicio abaixo. Foi aquela emoção ao rolar 19 no ataque, mas o cretino passou no save. O pior é que se fosse um ataque básico, provavelmente teria finalizado.

A grande vantagem do arena/círculo da morte, é que não tem o save. Saiu, esquiva da lança ai!

Nossa, tirando alguns detalhes, esse encontro é idêntico a um do Pool of Radiance original de 1900 e antes…

Lá vc encontrava uma tribo de Lizardmen que faziam o mesmo desafio do círculo. Só não lutava com o líder da tribo e sim o campeão, o líder era um shaman velhinho. Se ganhasse, ganhava também o respeito da tribo e ficava sabendo das atrocidades que estavam sendo cometidas na Sorcerer's Pyramid no rio que leva até Plhan pelo mago do MAUL que estava criando homens lagarto mutantes.

Esquecendo um pouco a situação em questão meus primeiros monstros em uma partida de D&D 4E que enfrentei foram esses. Diga-se de passagem todos os alidos cairam menos eu (um warlord) e meu amigo que era um guerreiro. Usei algum power que aumentou o dano dele e logo em seguida tomei um critico e cai. Logo em seguida o guerreiro finalizou os inimigos já bem machucados pelo grupo que tinha caido.

Fiquei bem feliz com o combate, deu pra sentir na pele como os combates estavam mais emocionantes nessa nova edição…

Hahaha, adorei !! Acho que ficaria o legla o seguinte: se o combate durar até 5 rodadas, os monstros do lado de fora, farao um circulo de fogo, dificuntano ainda mais o combate.

Se você quer deixar qualquer combate mais emocionante é só colocar empecilhos que não precisam ser necessariamente inimigos.
Pode ser problemas com o terrno, precipicios, traps no meio do combate, snipers em lugares de dificil acesso, etc.

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