Uma idéia clássica no mundo do D&D são os grupos de aventureiros. Outra idéia ainda mais cliché são os grupos de aventureiros rivais. Seja uma rivalidade saudável, seja inimigos mortais, arqui-inimigos são sempre divertidos, ainda mais se eles forem monstros.
E é aí que entra o grupo abaixo, a União das Montanhas Selvagens. Formados por um Kobold Warlock, um Goblin Shaman, um Orc Fighter e um Hobgoblin Rogue, esse grupo de monstros com classe (trocadilho proposital) pode dar muito trabalho para seu grupo: são quatro criaturas elite, todas de nível 3, o que dá um encounter level de 1,200XP. Ou seja, cuidado para que o grupo rival não elimine o grupo rivalizado na primeira luta!
Vamos aos nossos valiosos membros da União das Montanhas Selvagens:
Trovakk, o Orc Fighter, nasceu e cresceu entre o clã da mão verde. Esse orc nasceu diferente de seus irmãos: era mais inteligente que os demais. Apesar de ser tão forte (e feio) quanto os outros, acabou fugindo da vida de pilhagem e servitude de seu clã. Acabou trabalhando para Yuzzah, o mago, e lá conheceu Irana, a ladra. Depois que um grupo de aventureiros invadiu a torre do mago, matou a maioria das criaturas (incluindo Yuzzah), e foram embora sem nenhum tipo de recriminação, Trovakk encontrou sua vocação. Junto com Irana, resolveu montar um grupo de aventureiros.
O primeiro a se juntar ao grupo foi Tilerin, o goblin. Trovakk e Irana tinham salvado uma vila de Goblins de invasores humanos, e Tilerin, que era o aprendiz do shaman da tribo, resolveu seguir os dois. Em sua primeira missão como um trio, foram pedir o resgate pela filha do prefeito. O que, aliás, tinha atraído os humanos à tribo.
Depois uniu-se ao grupo, que passou a se chamar a União das Montanhas Selvagens, o kobold Weezer. Ele diz que é, na verdade, um dragão vermelho preso no corpo de um kobold. Por via das dúvidas, ninguém mexe muito com ele, que acabou virando o líder de facto do grupo, apesar de Trovakk ainda achar que é ele.
Trovakk, o orc fighter:
Trovakk, Orc Fighter Level 3 Elite Soldier Medium natural humanoid XP 300 |
Initiative +5 Senses Perception +3; low-light vision HP 98; Bloodied 49 AC 21; Fortitude 19, Reflex 17, Will 14; Speed 6 (8 while charging) Saving Throws +2 Action Points 1 |
Greataxe (standard; at-will) ✦ Weapon |
+10 vs. AC; 1d12 + 4 damage (crit 1d12 + 16), and the target is marked until the end of the Trovakk’s next turn. |
+10 vs. AC; 1d6 + 3 damage. |
Trovakk makes a melee basic attack and regains 24 hit points. |
Close Burst 1; +10 vs. AC; 1d12 + 4 damage (1d12 + 16 crit) and the target is slowed (save ends). |
Alignment Evil Languages Common, Orc, Goblin Skills Endurance +9, Intimidate +7, Heal +6 Str 18 (+5) Dex 15 (+3) Wis 12 (+2) Con 17 (+4) Int 11 (+1) Cha 12 (+2) |
Irana, a hobgoblin ladra:
Irana, Hobgoblin Rogue Level 3 Elite Skirmisher Medium natural humanoid XP 300 |
Initiative +7 Senses Perception +7; low-light vision HP 92; Bloodied 46 AC 19; Fortitude 15, Reflex 19, Will 18; Speed 6 Saving Throws +2 Action Points 1 |
+8 vs. AC; 1d8 + 2 damage, + 2d6 damage with combat advantage. |
Ranged 20/40; +8 vs. AC; 1d8 + 2 damage, + 2d6 damage with combat advantage. |
Make a basic ranged or melee attack, and Irana gets +3 to AC until the end of her next turn. |
Hobgoblin Resilience (immediate reaction, when Irana suffers an effect that a save can end; encounter) |
Irana rolls a saving throw against the effect. |
Alignment Evil Languages Common, Goblin Skills Stealth +10, Streetwise +9, Thievery +10 Str 14 (+3) Dex 18 (+5) Wis 14 (+3) Con 14 (+3) Int 15 (+3) Cha 16 (+4) |
Tilerin, goblin shaman, follower of Bane:
Tillerin, Goblin Shaman Level 3 Elite Controller (Leader) Medium natural humanoid XP 300 |
Initiative +5 Senses Perception +8; low-light vision HP 94; Bloodied 47 AC 19; Fortitude 14, Reflex 19, Will 18; Speed 6 (see goblin tactics) Saving Throws +2 Action Points 1 |
+8 vs. AC; 1d6 damage. |
Ranged 10; +7 vs. Fort; 2d6 + 1 thunder damage, and the target is enfeebled (-2 to attack rolls) until the end of Tillerin’s turn. |
Ranged 10; +7 vs. Will; the target takes 3d6 + 1 damage if it moves during its turn (save ends) |
Area burst 3 within 10; automatic hit; all enemies within the zone take a –2 penalty to attack rolls. The zone grants concealment to Tillerin and its allies. Tillerin can sustain the zone as a minor action, moving it up to 5 squares. |
Range 5; Tillerin or one ally spends one healing surge. |
Goblin Tactics (immediate reaction, when missed by a melee attack; at-will) |
Tillerin shifts 1 square. |
Alignment Evil Languages Common, Goblin Skills History +7, Religion +8, Heal +8 Str 10 (+1) Dex 18 (+5) Wis 14 (+3) Con 15 (+3) Int 12 (+2) Cha 16 (+4) |
Weezer, kobold warlock:
Weezer, Kobold Warlock Level 3 Elite Artillery Medium natural humanoid XP 300 |
Initiative +5 Senses Perception +4; low-light vision HP 72; Bloodied 36 AC 17; Fortitude 16, Reflex 17, Will 16; Speed 6 Saving Throws +2 Action Points 1 |
+7 vs. AC; 1d8 damage. |
Ranged 10; +8 vs. Reflex; 1d10 + 3 fire damage |
Close blast 3; +8 vs. Fortitude; 1d10 + 3 fire damage. Miss: Half damage. |
Shadow Step (immediate when damaged; encounter) ✦ Teleport |
Teleport up to 6 squares, and Weezer gets partial concealment until the end of his next turn. |
Shifty (minor; at-will) |
Weezer shifts 1 square. |
Trap Sense |
A kobold gains a +2 bonus to all defenses against traps. |
Alignment Evil Languages Common, Goblin Skills Arcana +5, Stealth +10 Str 9 (+0) Dex 18 (+5) Wis 17 (+4) Con 12 (+2) Int 9 (+0) Cha 12 (+2) |
Táticas
Trovakk e Irana em geral lutam junto, para Irana conseguir flanco e fazer Sneak Attacks, enquanto Trovakk diminui a chance de Irana receber ataques por conta de sua marca. Se ele perceber que outros defenders estão indo atacar Weezer, ou estiver sendo flanqueado, ele tenta usar seu Greataxe Swing.
Tillerin irá para o combate de perto, e tenta manter sua Vexing Cloud sempre atuando. Caso não consiga, tenta se manter longe e usa Trap of the Mind. Weezer usa seu blast of Fire, ou a Breath Weapon se conseguir atingir mais de um oponente. Se estiver em perigo, usa Shadow Step.
Rolem 20!
12 respostas em “Os rivais dos PCs”
Acredita que não tinha visto esse site ainda?? Caramba, gostei muito do material, e esse “grupo rival” é bem interessante.
Adicionei lá no meu blogroll do Aldetoron (http://aldetoron.blogspot.com).
Se quiser adicionar o meu também, é um cenário de campanha para D&D 4e.
Legal esse artigo. mas a ladina não podia ter umas perícias mais ladinas, como Thievery, Stealth e Acrobatics XD?
Vc simplesmente não adora como é possivel criar monstros com a liberdade de quem não precisa fazer uma ficha de PC para eles?
MUITO legal! Certamente vou usar em breve, e depois conto aqui como foi!
Achei engraçado usar Weezer como nome de monstro.. ahahha
Adorei o conceito. Realmente nunca havia pensado nele antes. Meus PCs ainda estão no segundo nível, mas definitivamente agendei esse grupo como nêmesis recorrentes para o futuro.
Bacana, Dan. Depois você podia criar um grupo antagonista com alguns monstros novos, tipo shadar-kai, warforged (ok, nem tão novo) e etc etc, o que acha?
@C Ô!
@Daniel R Boa, podem ser as nêmesis das nêmesis dos PCs, e o inimigo do meu inimigo é meu amigo, sacumé.
@Youkai Pois é, esqueci, vou dar uma editada nela.
Um Gnoll artillery é uma idéia. Eu faria Irana ter uma irmã gêmea, e elas irem em pares nos oponentes! 😉
cara vou usar na p´roxima sessão
Estou com um grupo de média de level 4. Tenho Um Dragonborn Warlord lvl4 , um Half-elf Fighter lvl 4, uma Eladrin Wizard lvl 4, um Human Cleric level 3, um Eladrin Rogue lvl 3 e um Dwarf Paladin lvl 3 (Eu sei, é uma gangue). Estou pesando em colocar seu grupo de inimigos com classe, mas acho que vou ter que ajustar o encontro colocando mais um herói…que tal um Gnoll artillary…o que você sugere?
Alías, ótimo post!
[…] A armadilha sugerida é essa aqui. (Créditos ao Rolando 20) O grupo goblinóide sugerido é esse aqui, postado no blog Rolando 20. É um grupo muito interessante e com diversos recursos legais. […]