Finalmente 2010 (e nada de carros voadores)! Marcando o início de uma nova década, mas o final de mais um ciclo aqui do nosso blog e podcast. Eu já tinha feito uma restrospectiva 2008, exatos um ano atrás, e não podia deixar de mostrar nossa evolução. Primeiro, vamos para as estatísticas do site:
- Mais de cinco mil comentários (contra mil de um ano atrás)!
- Um total de 300 posts, com cerca de duzentos escritos durante 2009.
- Vinte e cinco podcasts gravados, com a impressionante marca de mais de 30 mil downloads total, dez vezes mais que o ano passado.
- Terceiro lugar no Prêmio Podcast 2009.
- Um total de mais de 300 mil acessos ao longo do ano, usando mais de meio terabyte de dados de transferência.
- Ainda dentro do Ranking Cinza, e sempre presente no Pop-Rank.
Então aproveito também para fazer a restrospectiva top posts, mês a mês de 2009, na opinião desse escriba que voz fala.
- Janeiro: Como fazer campanhas com Intrigas. Simples, mas focado no assunto.
- Fevereiro: Chegando em Molten Core. Apesar de ter adorado a série toda, esse é meu post favorito. Mega skill challenge.
- Março: AussirKothar, o demônio branco, a mini aventura do Davi. Essa parte tem uma armadilha já icônica aqui no Rolando 20.
- Abril: Mary Tifóide e Pé Grande, da série monstros do mundo real, que fizemos junto com o Vozes da Terceira Terra.
- Maio: Aqui eu roubo, tem dois posts que fiz para a Iniciativa 4e que gostei muito: Rock and Roll, e Príncipes e Princesas.
- Junho: Em Junho começou a fase difícil do Rolando 20, mas não posso deixar de citar nossos reportes de campanhas. Nesse aqui, quase mandei um TPK!
- Julho: Em Julho tive o prazer de dar stats para Allana, a clériga de Avandra da aventura em PDF o Cálice de Avandra. Aliás, escrever os stats do artefato que dá nome ao título também foi massa.
- Agosto: O mês com menos posts do ano. Não tenho nenhum favorito esse mês, mas o podcast par de nossa palestra da RPGCon ficou massa!
- Setembro: Mês de nosso aniversário, e meu post favorito foi esse sobre tavernas.
- Outubro: A gangue dos Ladrões Molhados, do Davi, mandou bem!
- Novembro: Em novembro, sugeri faixas de caratê como itens mágicos.
- Dezembro: Curti a resenha do Draconomicon, feita no meio de uma viagem aos EUA.
- Extra: a vídeo resenha que fiz do Warhammer 3e.
Para 2010, iremos continuar, seguindo o ritmo dos últimos meses. Foi-se o tempo que tinha um pouco mais de tempo para dedicar ao blog, e ao contrário de outros sites e blog, o Rolando 20 é basicamente trabalho meu, com a colaboração do meu brother e co-host Davi Salles. E, claro, com a ajuda dos leitores e ouvintes que comentam, criticam, votam quando a gente pede 😉 , e tentam dividir um pouco desse nosso hobby, o RPG Dungeons & Dragons. Colaborem com comentários, sugestões e, mais importante de tudo, críticas, para que possamos melhorar e trazer o melhor site de D&D que é crítico, e continuar rolando muitos 20.
Feliz 2010!
8 respostas em “Retrospectiva 2009”
Anand, um ótimo 2010 para o blog que me fez voltar a jogar RPG em 2009. Agora dá licença que vou conferir sua video resenha de Warhammer…
My recent post Melhores de 2009 – Eleição GoLuck
Se prepara aí Anand, pq os lançamentos de 2010 pra D&D prometem. =P
Se houvesse votação para o melhor post do ano, eu ficaria na dúvida entre a gangue dos ladrões molhados e as faixas de caratê mágicas. E precisamos fazer mais parcerias entre o Rolando 20 e o VTT em 2010!
O post sobre tavernas, em Setembro, foi o meu favorito. Inclusive usei o Canto do Gato Preto numa adaptação arruinada de Neverwinter, e funcionou muito bem!
Desejo muito sucesso para o R20 em 2010!
Concordo com o Marcelo, ROLANDO 20 e VOZES DA TERCEIRA TERRA, ninguém segura em 2010…
Gostei mesmo foi dos "reportes de campanha", parecia até um seriado! Ficava sempre na expectativa de um novo episódio, muito legal mesmo!
É verdade, Severo! Os reportes são exemplos de uma mesa divertida de 4E, e eu usei muito disso para aprender e me relacionar com o sistema.
Anand , que 2010 exploda cabeças aqui no Rolando 20!!!
Mil abraços e obrigado pelo apoio!
My recent post Quando o Mestre Não Vem: Monopoly Deal