Olá pessoal!
De acordo com a nossa enquete, nossos leitores quem ver mais Skill Challenges aqui no blog. O pessoal do At-Will tem postado excelente desafios, que irei, inicialmente, traduzir aqui no Rolando20, com a autorização do autor. Eu dei umas modificadas onde achei relevante. No desafio de hoje, os heróis precisam ajudar a cidade contra um incêndio (criminoso? Natural? Fica à cargo do DM!) (link do original).
Cidade em Chamas
Uma área da cidade está em chamas, e os PCs tentam ajudar a salvar os moradores da cidade que estão presos entre os destroços flamejantes.
Skill Challenge de Nível Variável e Complexidade variável (O skill challenge termina quando o objetivo for alcançado, ou o grupo acumular três falhas)
Objetivo: Salvar 20 pessoas.
Cidade em Chamas funciona em três etapas. Os PCs primeiro precisam localizar em qual construção ainda tem pessoas presas dentro, achar uma maneira (segura) de entrar, e depois salvá-las propriamente dito. Os PCs podem fazer quantas roladas necessárias para completar cada etapa, mas as falhas tem penalidades explícitas (ver abaixo). As dificuldades estão listadas como testes Fáceis, Moderados e Difíceis. Consulte o DMG (a página é 42, mas use a tabela do último Update) para ver DCs apropriados para os níveis dos seu grupo.
Etapa 1: Encontrar pessoas em perigo
Skills utilizadas:
Perception (DC Moderada): Escolha um dos PCs como investigador principal. Os outros jogadores podem usar Aid Another para ajudar esse PC.
Streetwise (DC Moderada): Escolha um dos PCs como investigador principal. Os outros jogadores podem usar Aid Another para ajudar esse PC.
Successo: Os PCs encontram pessoas presas pelo fogo em alguma das casas ou prédios da cidade. O DM rola 1d6 para saber o número de pessoas presas nesse local que poderão ser salvas.
Falha: Soma uma falha para o total, e o grupo deve continuar procurando!
Etapa 2: Entrando
Uma vez encontradas as pessoas em perigo, o grupo deve chegar até elas.
O DM rola 1d6 (ou esco1he uma das opções) para determinar o sucesso.
1-3 Entrada Bloqueada.
A estrutura do local está desmoronando e criou obstáculos para entrar e sair.
Skills utilizadas:
Athletics (DC Difícil): Limpa os entulhos do caminho.
Perception (DC Difícil): Acha um caminho alternativo entre os escombros.
Diplomacy (DC Difícil): Não conta como um sucesso, mas você consegue a ajuda de outras pessoas da cidade para limpar o caminho, dando um bônus de +2 no teste de Athletics.
Falha: Cada falha nessa etapa não conta para o total, mas reduz em um o número de pessoas a serem salvas neste local.
4-6 Em chamas
Labaredas se levantam por todos os lados a cada passo em direção às pessoas.
Skills utilizadas:
Sucesso Automático: Perca dois two healing surges. Você corre através das chamas, ignorando o perigo.
Endurance (DC Difícil): Você consegue evitar levar dano, resistindo à fumaça e o calor. Se você falhar, perde um healing surge.
Acrobatics (DC Difícil): Você pula e desvia das labaredas. Se você falhar, perde um healing surge.
Nature (DC Moderada): Você compreende e estuda os movimentos do fogo. Não conta como um sucesso, mas dá um bônus de +2 nos testes de Endurance ou Acrobatics.
Etapa 3: Resgate
Agora que você conseguiu entrar, é hora de sair.
Skills utilizadas:
Endurance (DC Moderada, todos devem fazer): Esse teste não conta para o sucesso ou falha da etapa, e representa o esforço de sair do local ajudando ou carregando as outras pessoas. Qualquer personagem que falhar em seu teste perde um healing surge.
Athletics (DC Fácil): Você carrega uma das pessoas para fora. Um sucesso salva uma pessoa.
Perception (DC Fácil): Você direciona uma das pessoas para um local à salvo. Um sucesso salva uma pessoa.
Diplomacy e Insight (DC Moderada): Você consegue coordenar todas as pessoas presas naquele local à sairem de maneira ordenada. Você precisa de um sucesso nas duas perícias, mas salva todas as pessoas do local.
Nature (DC Fácil): Conhecendo bem o fogo, você mostra o caminho correto para uma pessoa até um local seguro. Um sucesso salva uma pessoa.
Religion (DC Difícil): Orando para sua divindade, você pede passagem segura para você e mais uma pessoa. Um sucesso salva uma pessoa.
Se alguém quiser salvar mais de uma pessoa com um teste (com a exceção de Diplomacy/Insight), aumente em 2 o DC de cada teste para cada pessoa adicional.
Falha: Cada falha na etapa três reduz o número de pessoas a ser salva no prédio pela metade (arredonde para baixo), mas não conta para o total de falhas do Skill Challenge.
Como usar esse Skill Challenge
Eu recomendo você explicar as regras gerais de como vai funcionar o desafio para seus personagens, assim eles podem formular uma estratégia. Uma descrição razoável do jogador de como o seu personagem irá usar as suas perícias permite o seu uso normal, mas penalize os jogadores com -2 na rolada se as descrições forem superficiais (“Eu rolo Athletics!”, por exemplo). Você também pode dar um bônus de até +2 se a descrição for particularmente inspirada e animar a mesa.
Se nem todo personagem quiser se envolver no desafio (“Meu mago não é bom nisso, vai ficar aqui fora!”), você pode limitar o número de localidades do teste, ou limitar cada localidade por cada PC ou dois. Isso vai fazer com que juntar 20 pessoas seja mais difícil e precise da atuação de todos.
Se o grupo inteiro resolver ir junto na mesma localidade, eu recomendo você aumentar o número de pessoas que podem ser salvas de 1d6 para 1d8, 1d12 ou mais. Claro, o DM pode escolher um número fixo. Depois da terceira casa em chamas, a coisa começa a ficar meio repetitiva, então deixe as descrições mais dramáticas (uma garotinha, ou a família de um dos PCs) para as últimas localidades, e evite usar mais de três localidades.
E aí, o que acharam? Se vocês usarem esse Skill Challenge na aventura de vocês, deixe aqui seu comentário de como foi. E Rolem 20!
11 respostas em “Skill Challenge #1 – Cidade em Chamas”
Gostei! Eu fui um dos que votei para mais skill challenges pq ainda não consegui absorver completamente o conceito delas.
Nesse caso, por exemplo: O mestre avisa os jogadores o que cada skill faz no challenge ou não? Exemplo: “Pessoal, a entrada está barrada. Vcs podem usar athletics pra limpar os entulhos, ou diplomacy pra convencer o povo..”
Eu sugiro que você explique as regras gerais do skill challenge (as fases, o objetivo). Aí deixem os jogadores descreverem as ações dos personagens e, a partir daí, veja qual a Skill que encaixa melhor.
Claro, os jogadores podem (e irão) propor o uso de outras perícias. Não os penalize por serem criativos, só seja coerente: use a mesma dificuldade e penalidades associadas a outra Skill, por exemplo, se o uso for razoável.
Nas primeiras Skill Challenges, talvez você precise sugerir as perícias, para seu grupo entender a mecânica, mas depois a coisa funciona naturalmente.
beleza! ja estou planejando como colocar essa skill challenge quando houver um ataque surpresa na cidade da minha campanha! valeu pessoal!
Cara, vc rocha!
Nossssa! Muito bom mesmo!
Irei colocar isso, mas será para uma cidade sendo “engolida” pelo mar.
Com uma ou outra alteração será perfeito!
Ps.: Achamos um uso para o D12! Salvar pessoas na cidad! xD~~
Último post de Shin: Conceitos: Class Roles
Sensacional! Sem palavrasd! O melhor post da semana na blogosfera do RPG!! Pelo menos para mim hjhahahahahah!
<abbr>Último post de Nitro: Download de Fichas em Português do Mundo das Trevas (Sistema Storytelling) para KULT RPG, CALL OF CTHULHU RPG, ALL FLESH MUST BE EATEN RPG e Clive Barker’s Jericho RPG! (Tranqueiras do Tio Nitro!)</abbr>
Ae pessoal do rolando20! curto muito o site de vocês e sempre escuto os podcasts!
Muito bom a Skill Challenge, continuem traduzindo as coisas boas para nós!
[…] a seqüência de Skill Challenges (semana passada encontramos uma cidade em chamas), continuaremos a colocar os personagens em situações de desafio. Nessa semana, teremos uma cena […]
[…] a seqüência de Skill Challenges (semana passada encontramos uma cidade em chamas), continuaremos a colocar os personagens em situações de desafio. Nessa semana, teremos uma cena […]
Cara ainda estou confuso nas Skill Challenge. Digamos que todos os personagens tenha que usar uma pericia de acrobacia é um deles falham… sendo um DC Dificil e que vale como um sucesso no Desafio. Neste caso o grupo falhou por causa de um que não passou? outra pergunta quais as diferenças siginificativas entre DC Facil, DC Moderada e DC Dificil?
[…] claro é fundamental para um Skill Challenge de sucesso. Exemplos: atravessar a baía dos piratas, salvar uma cidade em chamas, sobreviver a travessia do deserto, convencer o dragão a não comer o grupo, […]