E chegou mais um lançamento de Dungeons and Dragons para nos deliciarmos com os detalhes sórdidos da sociedades, ecossistemas e, por que não, hábitos sexuais da horda de monstros que povoa Forgotten Realms.
Volo’s Guide to Monsters (VGtM) é um suplemento que expande e aprofunda o lore sobre os monstros, apresentando facetas pouco conhecidas, surpreendentes e úteis. Por exemplo: uma bruxa que odeia estar em débito com alguém. Se alguém lhe fizer um favor de qualquer tipo de forma desprendida, ela vai devolver esse favor de alguma forma inesperada. Essa dica pode enriquecer uma aventura se o DM a aproveitar… de algum jeito…
O livro foi desenvolvido na forma de um ensaio acadêmico no qual Volo discorre em profundidade sobre monstros icônicos, como Beholders (eles se reproduzem sonhando com outros beholders… que esquisito isso…), Gigantes, Devoradores de Mentes, Bruxas e até Gnolls! É muito legal ver que criaturas que estamos acostumados a desprezar como inimigos fracos podem ter um background rico, capaz de inspirar aventuras desafiadoras e profundas. E as seções de cada monstro são acompanhadas de informações complementares como diários, documentos, testemunhos ou anotações hilárias do próprio Volo e do mago Elminster que vai contestando ou comentando o conteúdo das pesquisas, como no trecho:
“Me pergunto qual será o sabor do cérebro de um Devorador de Mentes” – Volo
“Volo, você é o maior dos tolos! O cérebro dos Illithid é venenoso, e enlouqueceria qualquer ser humano com o incontrolável fluxo de memórias que contém… Er… não me pergunte como eu sei disso…” – Elminster
Uma piada recorrente em D&D é que Volo é um tratante e um oportunista que não vacila em vender informações pouco confiáveis ou aproveitar a mínima chance de autopromoção. O que ele vende como informação colhida pessoalmente durante expedições, pode ser de segunda mão, pouco confiável ou apenas um boato que ele considere vendável… Ainda que as informações contidas no livro sejam fantásticas, um DM mal-intencionado (também chamado de DM experiente), não deveria perder a oportunidade de distorcer o conteúdo do livro para tornar as coisas mais divertidas (algumas pessoas diriam injustamente letais) para os aventureiros incautos. A própria leitura do volume já é uma aventura divertidíssima com trechos como:
“Os kobolds deixam de ser engraçados quando aprendem a lançar bolas de fogo” – Volo
Acreditem, é verdade… -.-‘!
O livro está divido em três capítulos:
1. Monster Lore
O capítulo foca em monstros icônicos e apresenta uma visão geral sobre eles, curiosidades, covis (com mapas bastante detalhados e táticas para os DMs), organizações formadas ou lideradas por monstros (como o crime organizado de Waterdeep), dicas de interpretação (melhor parte) e rumores na forma de comentários que podem ou não ser verdadeiros:
“Existem lendas sobre yuan-ti infiltrados nas sociedades humanas, vendendo drogas e armas, extorquindo comerciantes e manipulando reis. Mas na ausência de provas, eu não posso acreditar que seja verdade.” – Volo
“Mas você deveria.” – Elminster
2. Character races
Novas raças jogáveis para os ampliar o leque de opões do Livro do Jogador com o Aasimar, Kenku ou… Tritão?
3. Bestiary
Oitenta páginas de novos monstros para lista de antagonistas sanguinários como nomes famosos de Forgotten Realms como o Draegloth, fruto da união profana das sacerdotizas drow com poderosos demônios do Abismo; o meu xodó Catoblepas (que dizimou meu primeiro grupo de aventura lá nos distantes anos ’90 num encontro aleatório); sem esquecer horrores mais sinistros como o Vargouille, o beijoqueiro do inferno… (Difícil dizer se o pior é ser beijado por um ou se tornar um por causa disso…). O Bestiário traz uma boa centena de monstros novos ou novas variedades para povoar os pesadelos da turma.
Apêndices
Apêndice A – Assorted beasts com bichos que ninguém sabia onde colocar… tipo, o Golfinho…
Apêndice B – Com fichas de personagens não-jogadores prontas, como o aprendiz de mago, o guarda e coisas mais específicas como o Clérigo do Kraken.
VGtM é uma excelente aquisição para incrementar o conteúdo das aventuras e também rende uma excelente e divertida leitura brincando com a própria história de D&D, condensando os antigos suplementos da enxurrada de D&D 3ªEd e os clássicos livros de AD&D como lendário ‘I, Tyrant‘ e tantos outros que vergaram nossas estantes ao longo dos anos e ainda pingam lágrimas de ex-amigos.
Material de grátis disponível no site da WoC:
4 respostas em “Volo’s Guide to Monsters: Resenha”
De certa forma o livro me decepcionou um pouco pois achava que ele era uma pegada “Monsters of Faerûn”, mas ainda sim uma boa aquisição. Para os jogadores apelões é uma excelente pedida, principalmente para as novas formas animais para Druidas da Lua e as novas raças jogáveis (boa parte legal para a D&D AL) uma mais apelona que a outra! (Bugbears Ladrões/Assasinos, Aasimares Paladinos e Kobolds com o poder da zueira).
Ultimamente estava a fim mesmo era de um Draconomicon novo e tomara que ressuscitem o Dragão de Presas de Faerûn, era o meu favorito dos não-clássicos. Provavelmente não publicaram nada de dragões porque eles pretendem lançar um draconomicon (Mó vacilo, Tiamat se foi faz tempo 🙁 )
É saber se os antigos e novos fãs gostaram do Volo como está agora e saber se ele vai continuar a publicar seus livros até sair o Volo’s Guide of Porra Toda.
Oi, Daniel!
Eu tive o Monsters of Faerun e acho que o VGtM não deixa a desejar, não… ele expande e aprofunda nos monstros e as dicas de interpretação são um show. Na parte dos jogadores não opino porque jogo de humano ranger desde o começo dos tempos e não me interesso por mecânica de combate rs
Excelente resenha! Só faltou mesmo falar das novas raças jogáveis.
Obrigado, Thiago! Tomei vergonha e fiz essa também!
A ideia é ir entregando mais alguma coisa do livro durante a semana!
Abs!